Sebrae inicia série de orientações sobre mídias sociais em segmentos de mercado
Com a expectativa de aprender novas ferramentas para a comunicação virtual e alavancar as vendas, empresários do varejo de moda estiveram reunidos nesta segunda-feira, 13, no hotel Tarik Fontes, em Itabuna, no Workshop de Desenvolvimento de Mídias Sociais, com foco no segmento. O evento abre uma série de Encontros com Especialistas promovidos pelo Sebrae Conecta, e prossegue nos próximos dias 21, 22 e 27/05, para empresários que atuam nas áreas de indústria de alimentos, alimentação fora do lar e beleza e estética, respectivamente.
Os irmãos Alex Andrade e Emily Souza integram a empresa familiar Varázasa, especialista na produção e comercialização de calçados e acessórios femininos e masculinos, instalada no município de Itabuna. O empreendimento tem pleno funcionamento no ambiente virtual, através do site, e nas redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp). Ao participarem do evento, os jovens foram em busca de estratégias específicas sobre como aprimorar o conteúdo já utilizado pela empresa, e torná-lo mais humanizado.
Melhorar o relacionamento com os consumidores foi uma das principais atitudes citadas pela especialista em marketing para e-commerce e varejo offline, Patrícia Quintiliano. Ela afirma que essa é uma estratégia eficaz de aproximação do público-alvo. Segundo a especialista, ações para a divulgação de produtos novos, lançamentos, peças exclusivas, promoções e eventos dentro da loja “devem fazer parte do calendário do varejista, além de ser os principais assuntos colocados nas redes sociais para se relacionar com o consumidor”.
Ao longo do encontro, os participantes tiveram um momento prático para melhor utilização de aplicativos, ferramentas, planilhas de controle e de planejamento para a divulgação nas redes sociais. De acordo com Patrícia, todo segmento com potencial para a visibilidade de produtos, a tendência é grande para ter sucesso ainda maior no Instagram. “A ideia é dinamizar o perfil com as principais ferramentas e possibilidades que essa rede oferece”.
O workshop integra o programa Sebrae Conecta, que segundo o gerente adjunto da instituição em Ilhéus, Michel Lima, tem o objetivo de criar um vínculo maior com o empresário, oferecendo capacitações técnicas, viagens de negócios e consultorias customizadas na área de gestão, com o subsídio de 50%.
Próximos encontros e inscrições
O próximo Workshop acontece no dia 21/05, voltado a Qualidade e Produtividade para Indústria de Alimentos, das 18h30 às 21h30, no Hotel Tarik Fontes, com o membro da diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, Emerson Amaral. O investimento é de R$ 30.
No dia seguinte, 22/05, acontece, no Módulo 2 da Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, o Workshop Aprenda na prática como divulgar sua empresa utilizando Marketing Digital, das 14h30 às 15h30, com a palestrante, consultora e fundadora do blog Agente no Turismo, Marta Poggi. O investimento é de R$ 50
Já o dia 27/05 será destinado para o Desenvolvimento de Mídias Sociais de comunicação para os serviços de Beleza e Estética, com o especialista em Design Thinking, Alexandre Nunes, das 14h30 às 17h30, no Hotel Tarik Fontes. O investimento é de R$ 30.
As inscrições já estão sendo feitas no site sebraeconecta.com.br ou pelos telefones: (73) 3613-9734 e (73) 99974-22621688 (Itabuna) e (73) 3634-4068 / 99973-8648 (Ilhéus). Mais informações, na agência de atendimento do Sebrae em Itabuna, na Rua Paulino Vieira, 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro, ou na Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus, que fica localizada na avenida Osvaldo Cruz, nº 74, Edifício Premier Bussines Center.